Professores das escolas

Professor precisa ser integrado aos projetos e programas RH -TI com "bolsa" e dispensa de horas para o desenvolvimento do projeto. 


Uma informação de julgamos de extrema relevância do projeto em tela é o que tange ao envolvimento dos professores e técnicos das escolas que participarão do projeto.
Toda e qualquer mudança educacional deve sempre vir acompanhada do envolvimento da comunidade escolar.  Professor motivado gera alunos motivados. Tudo está conectado e faz parte de uma grande rede de inteligência emocional. Uma sala de aula é composta por cerca de 40 estudantes liderados e orientados por um professor. Uma boa parte dos nossos professores hoje acabam envolvidos por uma rotina repetitiva de transmissão de informações, elaboração de exercícios, correção de exercícios, elaboração de provas correção de provas, preenchimento de diários de classe e este ciclo se fecha repetidamente.
Não há perspectivas de alterações, não há novidades. Algumas festas, alguns alunos mais aplicados que acabam desviando um pouco este ciclo. Mas tudo é muito estagnado.
Há quem diga que tudo está associado a questões salariais, mas nem sempre isso corresponde a verdade (sem dúvida um fator complicador).
A Fapeam, no entanto, propicia a seus professores um programa que tem mudado a vida de muitos professores que é o Projeto Ciência na Escola.
Neste projeto o professor é contemplado com uma pequena ajuda de custo, que em geral o professor utiliza para adquirir dispositivos e material para o desenvolvimento de seus projetos com seus alunos, que também são privilegiados com uma bolsa no valor de R$ 120,00.
Envolver estes professores e outros em projetos que possam trazer uma mudança de rota na vida destes professores é algo de extrema importância e fundamental para retomar a auto-estima destes professores.
Entendemos que projetos como o RH-TI carece da presença de professores das escolas por várias razões:
  1. Porque sem dúvida um resgate da auto-estima do professor está intimamente ligado a aspectos motivacionais correlacionados aos alunos
  2. Porque qualquer processo de estruturação de modelos educacionais que possibilite uma educação mais integrada a realidade do século XXI depende da adesão dos professores. Mas uma adesão efetiva de corpo e alma.
  3.  Somente o professor conhece a realidade da escola, seus alunos e gestores e pode adaptar qualquer proposta de inovação, com tecnologias e metodologias ao cotidiano, contornando as dificuldades e enfrentando os desafios que toda mudança traz consigo.
  4.   O professor deve também estar preparado para estas mudanças e se sentir seguro e convencido de que de fato as alterações propostas visando uma Educação 4.0 é um caminho sem volta e virá certamente acompanhada dos 4 ps segundo Michel Resnick pesquisador do Lifelong Kindergarten group at the MIT Media Lab mentor da Aprendizagem criativa e da programação  Scratch: Projects, Peers, Passion, and Play.
  5.  É recomendável que atividades direcionadas a estudantes de escola básica tenham sempre presentes um profissional com conhecimento pedagógico e que saiba gerenciar conflitos que possam advir principalmente quando se trata de atividades que são aconselháveis que sejam desenvolvidas em equipe.


Por estas e outras razões estabelecemos uma conexão deste projeto com as escolas Tempo Integral (PROETI) numa parceria com a SEDUC-AM. Primeiro porque os professores destas escolas trabalham em regime de tempos integrais e se encontram mais disponíveis para participar do projeto. Em segundo lugar porque cada uma destas escolas em geral tem um técnico em TI para assessorar o professor destas escolas e, portanto, é um profissional com certo conhecimento nesta área. Outro fator não menos importante é a disponibilidade de espaço físico apara a estruturação do mini-espaço makers que se deseja criar na escola. De outro lado diante as alterações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular é importante destinar 40% o total da carga horaria a disciplinas eletivas. Estas disciplinas em sua maioria têm envolvido a área de programação e robótica mediante uma necessidade do próprio mercado de trabalho que cada vez mais requer pessoas com formação nestas áreas de conhecimento. 
Por fim o ponto que julgamos de maior importância e que é meta deste projeto é a necessidade de rever o velho modelo educacional instrucionista que atendia a antiga revolução industrial e que ainda tem sido utilizado em nossas escolas e, um novo modelo centrado em metodologias ativas, emergente da sociedade do conhecimento desencadeada pela grande revolução 4.0 que já está em curso.
No nosso entender mais do que estimular jovens para as áreas de TI é inseri-los no mundo atual em que o desenvolvimento do pensamento computacional, aliado a criatividade e ao aprender fazendo, com forte apoio as áreas cientificas é uma obrigação e um compromisso educacional indiscutível.  


Dificuldades Encontradas

A foto abaixo mostra o professor Fabio trabalhando ao ldos dos professores Fabio e Yakamury na montagem do espaço Makers na escola CETI de Coari



Estes professores nao foram dispensados de horas pela gestão da escola, embora estivessemos presente na escola tanto via coordenadores da UFAM de Coari quanto a coordenação geral de Ensino Medio em conversa constante sobre a importancia do projeto para a Escola.

Trabalharam de modo totalmente voluntario (sem bolsa) todos com carga horaria cheia 30 horas semanais em sala de aula!!!

No edital nao havia a previsao de bolsas para professores das escolas. 

Este é um ponto que deve ser repensado nas proximas ediçoes deste programa.
Para que o projeto continue é fundamental que o professor esteja convencido de que de fato vale a pena investir e ganhar cada vez mais dominio das tecnologias envolvidas. So assim ocorrerão mudanças reais

Uma foto mostrando parte do espaço maker construido pela comunidade escolar  (com o esforço dos professores da Escola) no decorrer do smestre e a presença de alguns alunos na apresentação dos seus projetos




























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